Todas as Publicações dos Clubes

SETEMBRO AMARELO - CIRCUITO VIVA A VIDA 200 ANOS

Iniciando o Ano Rotário 2023-2024 – Crie Esperança no Mundo, o Rotary Club de Ponta Grossa Campos Gerais através de sua Presidente Jocemara Marcondes Gomes e associados apresentaram a campanha SETEMBRO AMARELO que leva o nome fantasia “Circuito Viva a Vida!” dentre as linhas de ação para a gestão. Sabemos que a saúde mental tem sido um tema recorrente e de grande importância no cenário atual sobretudo frente aos impactos da pandemia Covid-19 e o RC Ponta Grossa Campos Gerais tem dentre seus propósitos a atuação em comunidades visando a transformação de pessoas, decidindo-se assim dedicar dois dias com foco no assunto. O referido projeto tem como finalidade a sensibilização dos associados do Rotary Club promotor e da comunidade pontagrossense na responsabilidade social de manutenção da vida como bem maior do indivíduo através do desenvolvimento de atividades educativo-preventivas de combate ao suicídio junto à comunidade local.

por

PROJETO “DIGNUSS” - PROTEGENDO AS MENINAS

Segundo a UNICEF – Fundo das Nações Unidas para Infância no Brasil, uma em cada quatro meninas deixam de ir à escola quando estão no período menstrual. Falta de condição financeira para comprar absorventes e de estruturas sanitárias entre as causas do problema batizado de pobreza menstrual. A pobreza menstrual, como o nome já diz, tem a ver com a “pobreza” no sentido literal. É caracterizada pela falta de acesso e recursos, infraestrutura e até conhecimento por parte de mulheres para cuidados que evolvam a própria menstruação. Meninas menstruam por volta dos 12 anos, elas ficam dependentes de familiares para adquirir absorventes ou outras maneiras de conter o sangue menstrual. E quando a família passa por necessidade financeira, o assunto passa longe de ser prioridade. No ano de 2022 uma marca de absorventes realizou uma pesquisa e apontou que 22% das meninas de 12 a 14 anos no Brasil não tem acesso a produtos higiênicos adequados durante o período menstrual. A porcentagem sobe para 26% entre as adolescentes de 15 a 17 anos. Isso propicia a evasão escolar, fazendo com que cheguem a perder 45 dias de aula a cada ano letivo Segundo a representante do Fundo de População das Nações Unidas no Brasil (UNFPA, na sigla em inglês), Astrid Bant, “ a ausência de condições mínimas para que as mulheres possam gerenciar sua menstruação é uma violação de direitos humanos e uma condição que distancia o país do alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ”. No sistema carcerário não é diferente muitas detentas utilizam jornal, folhas de árvores, miolo de pão e pedaços de roupa como absorvente, colocando em risco a saúde dia após dia mês após mês. Mulheres que menstruam têm direito a um outro degrau de dignidade humana: a dignidade menstrual. O Rotary Club de Ponta Grossa Campos Gerais observou a necessidade de doação do produto de higiene absorvente descartável para tentar amenizar os problemas oriundos da pobreza menstrual das adolescentes matriculadas no colégio Estadual Instituto de Educação Professor César Prieto Martinez sito à Rua Joaquim de Paula Xavier, 636 – Vila Estrela, Ponta Grossa – Paraná. O referido projeto pleiteia produzir 8400 unidades de absorventes/mês, sendo 840 pacotes com dez absorventes, atendendo uma demanda de dois pacotes para 420 adolescentes.

por

ANJOS DE FRALDAS - Confecção de fraldas descartáveis infantil recém nato para população de baixa renda.

Segundo a OMS, uma criança recém nascida até que atinja os 5kg necessita de sete fraldas diárias, ou seja, consumo individual por criança 210 fraldas por mês. O Rotary Club Ponta Grossa Campos Gerais observou a necessidade de doação do produto de higiene fralda descartável isto que a demanda é elevada e o valor deste produto de higiene é oneroso para maioria das famílias. A proposição do “Projeto Anjos de Fraldas” se constitui em confecção de fraldas descartáveis infantil recém nato para população de baixa renda, utilizando- se de mão de obra voluntária. O referido projeto pleiteia produzir 4200 unidades de fraldas/mês atendendo uma demanda de 20 crianças e assim, complementando o primeiro enxoval dos recém nascidos junto à Maternidade do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais Wallace Thadeu de Mello e Silva. Uma ação voluntária que demandará dois dias por semana, segundas e terças, será feita a confecção das fraldas e dois dias na semana, quartas e sextas será realizado a esterilização e embalagens.

por

ESTRELANDO - EMPODERANDO MENINAS ATRAVÉS DO BALLET

A prioridade do Projeto Estrelando tem como principal foco, ensinar Ballet clássico de forma gratuita para crianças e adolescentes, que se encontram em um ambiente de poucas oportunidades, com grande vulnerabilidade possibilitando através do ballet uma grande oportunidade de ensino e lazer, também uma maior comunicação, disciplina, coordenação motora, consciência corporal, postura, musicalidade, flexibilidade, fortalecimento muscular e memorização. A dança proporciona uma maior satisfação pessoal, conhecendo seu corpo da melhor maneira possível e descobrindo seus limites. O Rotary Club de Ponta Grossa Campos Gerais  participa desta iniciativa como apoiador e interface nas doações de uniformes (collant, saia, meia calça e sapatilhas) e na captação de materiais permanentes de infraestrutura. Através da ação rotária entregamos um espelho doado pela empresa Obra Primma Molduraria, listado dentre as necessidades apresentadas pela professora Larissa Heidmann. Também, contribuimos em 01.07.2023 com a doação de absorventes higiênicos advindos do projeto próprio do clube "Absorvendo Elas" e com uniformes captados dentre os associados do Rotary Club. Iniciamos as aulas em Abril de 2022 com duas turmas de Ballet, com um total de 15 alunas, sendo a turma 1 bailarinas de 3 até 7 anos e a turma 2 de 8 até 15 anos. As aulas acontecem toda sexta-feira no período da tarde (15:15 até 17:15) na sala de teatro do Centro de Artes e Esportes Unificados com a Professora voluntária Larissa Heidmann.Hoje estamos com um total de 32 bailarinas, sendo:•Turma 1 com 17 crianças•Turma 2 com 15 adolescentes; da região de Uvaranas, todas cadastradas pelos seus responsáveis na secretária do CEU.

por

Localizar site dos clubes